Amanda Guimarães Manaus (AM)

O movimento mundial de atenção ao câncer de mama e colo uterino, denominado OutubroRosa, teve início neste mês no Brasil. Em Manaus, o estúdio Donald Tattoo Studio decidiu oferecer de forma gratuita a micropigmentação para Reconstrução Estética Mamária para homens e mulheres que fizeram mastectomia devido ao câncer.

A idéia do serviço surgiu do tatuador e designer de vidro, Elton Donald, após se sensibilizar com a realidade de mulheres da Fundação Centro de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon). Como a mãe foi funcionária instituição durante anos, ele pensou em criar algo que beneficiasse a população portadora da doença.

“Minha mãe foi enfermeira por longos anos no Fcecon, e eu sempre pensei em fazer algo voltado às mulheres que passaram pelo processo de mastectomia. Surgiu a idéia da reconstrução estética da auréola. Já temos feitos muitos trabalhos assim no decorrer do ano, mas neste mês vamos nos dedicar a fazer de forma gratuita para as mulheres que não tem condições para arcar com este gasto e tentar fazer com que a vaidade seja retomada”, disse.

Elton explica que durante o procedimento a auréola mamária do paciente será reconstituída esteticamente de forma parcial ou em totalidade por meio da introdução de um pigmento.  “Apesar de a data ter um apelo feminino, estamos prontos para atender todas as faixas etárias e de qualquer orientação sexual”, ressaltou.

Segundo o tatuador, a expectativa é que mais pessoas participem do procedimento, pois não existem exigências. “Muita gente pode ficar atônito com a idéia de ser sem custo, mas se fizermos isso todos os anos, como pretendemos, atingiremos muitas pessoas.  O mais importante neste momento é divulgar esta idéia para podermos mostrar que de uma forma simples, restauramos a dignidade e uma vida melhor para alguns”, destacou.

Os interessados podem procurar o tatuador pelo WhatsApp (99181-8171) ou indo diretamente ao estúdio Donald Tattoo Studio, localizado no Conjunto de Flores, número 4, na Rua após o Ginásio Amadeu Teixeira.

(Foto: Reprodução Internet)

(Luiz Edusrdo Hayden dos Santos)