Um falso vale-presente da loja de chocolates Kopenhagen prometendo um ovo de Páscoa de graça, está circulando no WhatsApp no Brasil. De acordo com a startup brasileira de segurança PSafe, o golpe começou a ser propagado no aplicativo de mensagens na quarta-feira (5) e já afetou mais de 300 mil brasileiros que acreditaram na mensagem divulgada. No Amazonas, muitas pessoas já receberam mensagens com o convite para participar da promoção.

O golpe funciona da seguinte maneira: o usuário recebe um convite para participar da promoção da Kopenhagen. Ao clicar no link, a vítima é direcionada para uma página para responder a três perguntas sobre a marca, como, por exemplo, “você fez compras na Kopenhagen no ano passado?”. Em seguida, ela é incentivada a compartilhar o link da promoção com 10 amigos via WhatsApp. Se fizer isso, a falsa promoção diz que o usuário poderá retirar um ovo “Língua de Gato” nas lojas Kopenhagen.

Empresa faz alerta

Por meio de nota nas redes sociais a Kopenhagen alertou os consumidores sobre o golpe que pode instalar um vírus no celular e computadores. “A Kopenhagen esclarece que é falsa a informação que circula nas redes sociais, dentre as quais o WhatsApp, de que esteja realizando uma promoção que dará ovos de páscoa Língua de Gato.

A companhia orienta aos usuários a deletarem a mensagem e não clicar no link que supostamente os direcionaria a uma pesquisa. Trata-se de um golpe que pode instalar um vírus em computadores e smartphones, deixando as informações dos usuários vulneráveis”.

Outro caso

Outra marca que vem sendo utilizada em golpes virtuais é O Boticário. Nas redes sociais, circula uma mensagem que promete um vale-presente de R$ 500. O Boticário informou que a mensagem é falsa. A loja lembrou também que a única campanha em vigência é a que estimula as consumidoras a convidarem amigas a se cuidarem com a campanha “Cuide-se Bem Nuvem” e que presenteia a consumidora com uma loção hidratante da marca após cadastro no site.

(Foto: Reprodução Internet)