Para proporcionar conforto e segurança à vida dos ribeirinhos, o maior porto do interior do Amazonas, a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Itacoatiara, município na região metropolitana de Manaus, será inaugurado neste sábado (16).

Com o investimento de R$ 66,1 milhões, a IP4 de Itacoatiara tem capacidade para atracação de navios até 35 mil toneladas. Ela conta, entre outras coisas, com uma ponte de acesso ao cais flutuante de 90 metros, uma rampa de concreto armado com 128 metros de comprimento para atracação simultânea de duas balsas de médio a grande porte, além de um pátio de cargas de 13.950 m² para 5 mil contêineres e amplo estacionamento para veículos, caminhões, carretas e bitrens.

Esta é a terceira inauguração de IP4 no estado, somente neste mês. As outras foram as de Nhamundá e de Tefé. O programa das IP4, também conhecidas como portinhos, foi criado pelo Ministério dos Transportes e Instituído em fevereiro de 2015 para estruturar os terminais portuários improvisados.